sábado, 6 de fevereiro de 2010

TRATAMENTOS NATURAIS E PLANTAS MEDICINAIS NAS ENFERMIDADES GINECOLÓGICOS FEMININOS

1. Tipos de doenças mais comuns:
Leucorréia (corrimento), vulvite, pruridos, candidiase, cólicas distúrbios da menstruação, cisto no ovário, miomas, falta de desejo, esterilidade, climatério, menopausa.

2. Tratamentos naturais: Se tiver inflamação intensa observar repouso.

2.1 Tratamento interno:
Usar ervas medicinais selecionadas de acordo com a indicação.Ver lista abaixo. Normalmente usamos chás preparados com misturas de ervas que devem ser fervidas por 10 minutos e bebidas na dosagem de 1 Litro por dia. Podem ser usadas garrafadas preparadas com cascas e raizes do cerrado que devem ficar curtindo no vinho por 15 dias. A dosagem é 1 calice 3 vezes por dia.

2.2 Tratamento externo:
Usar as plantas para banho de assento: Preparar um chá bem concentrado usando aroeira, barbatimão, casca de caju (2 a 3 pedaços) de entrecasca de cada planta para 2 litros de agua, ferver por 10 minutos, amornar despejar em uma bacia grande que se possa sentar dentro em um banquinho, lava-se a genitália com pano de algodão 1 vez por dia.
Aplicar compressas de argila no baixo ventre para reduzir a febre interna. Preparar a argila com uma terra pura acrescentar agua filtrada e amassar até consistência pastosa, aplicar diretamente sobre a pele e deixar por 2 horas. Após tomar banho e repousar.

3. Dieta:
A dieta indicada é a base de cereais, arroz integral, pão integral, pouco feijão, vegetais crus e cozidos, legumes 3 a 5 tipos por dia saladas coloridas, sucos de frutas frescas, tipo caju, manga, goiaba, laranja, acerola, no jantar usar sopas e caldos, alimentação mais leve.

3.1 Evitar: leite e derivados, açúcar, café, amendoim, álcool, carnes, fritura, chocolate.

4. Plantas Medicinais Usadas:
Beber sempre chás de ervas medicinais dos tipos: diuréticas, antinflamatórias, depurativas, calmantes e outras.

4.1 Lista das doenças e principais plantas usadas.
Amenorréia (falta de menstruação): Algodoeiro, arruda, artemísia, cardo santo, mastruz, gervão.
Amamentação (descer o leite): alfavaca, funcho, erva doce, hortelã, salsa(suprime), artemísia (suprime).
Gonorréia: Amor do campo, cardo santo, carqueja, carobinha, panacéia, anil, cana do brejo, barbatimão, salsa, trapoeraba, malva branca.
Cistos: Algodão, sangra d’agua, romã, melão são caetano.
Cólicas: artemísia, capim santo, melissa, mentrasto, mil folhas, losna, macela, erva moura, valeriana.
Desejo: alfavaca, gengibre, sálvia, amor do campo, algodoeiro.
Leucorréia: Algodoeiro, alfazema, barbatimão, cana do brejo, sangra dágua, picão, romã salsa.
Menopausa: Amora, soja, isoflavonas, cimicífuga, óleo de prímula, semente de linhaça, gergelim, hortelã, eucalipto, sabugueiro.
TPM: melissa, camomila, erva doce, erva de são joão, valeriana, evitar café.
Útero (inflamações): Algodão, calêndula, cardo santo, alfazema, assapeixe, tanchagem, jurubeba, panacéia, ipê roxo, camomila romana, erva moura, romã, sálvia.

AUTOR: Wellington Lee Schetinger Farmacêutico Fitoterapêuta Acupunturista
http://www.pirenopolisnatural.com.br

A BELEZA DA PELE

A beleza da pele e do rosto representa hoje, uma característica de saúde, tanto exterior quanto interior.
A beleza da pele reflete o funcionamento de diversos órgãos como por exemplo os intestinos, pulmão, fígado, rins etc.
Está também muito ligada a alimentação. É claro. Uma alimentação saudável a base frutas, legumes, saladas e cereais integrais, fornece nutrientes adequados para a boa nutrição da pele. Abaixo temos algumas receitas da fitoterapêuta Maly Caram que podem ser aproveitadas para melhorar a saúde da sua pele.

* Máscaras de Beleza: Servem para a pele e para o cabelo. Deixar no mínimo 30 minutos e sempre pode-se adicionar mel nas máscaras.
-abacate/mel/ hortelã. – Revigorante.
-cenoura/mel/levêdo/argila.
-confrei/óleo de amêndoas/vinagre de maçã/germe de trigo/mel.
-limão/mel/germe de trigo. Depois da aplicação, lavar com água de confrei, serve para acne.
-Creme de argila facial: É rejuvenecedor, ant-rugas, anti-manchas, cicatrizante.
Após a retirada da máscara, lavar a pele com água mineral e esfregar com bucha vegetal.

*Máscara para o cabelo: Banana, mel, azeite de oliva.
*Ervas para máscaras anti-rugas:
-Babosa, malva, sabugueiro, erva doce, confrei, salsa, camomila.
-Máscara de babosa com própolis: Aplicar o gel da babosa na face, deixar por 10 minutos, a seguir, aplicar óleo de semente de uva com própolis, 30 gotas de cada. Fazer 4 aplicações diárias.
-Propriedades da babosa na pele: Efeito imediato em queimaduras, alergias e coceiras nos olhos, é bactericida, anti-rugas, renovador de tecidos.

*Máscaras de limpeza da pele: A limpeza deve ser diária. Semanalmente deve-se fazer uma vaporização com ervas. Usar vaporizadores, panelas ou chaleiras. Permanecer em ambiente fechado e não pegar correntes de ar.
Após a vaporização, massagear o rosto com bucha vegetal e aplicar bandagens com algodão com o mesmo chá da vaporização. Usar o chá frio.
-Ervas indicadas: Alecrim – aumenta a circulação, limpa a pele.
-Flor de sabugueiro- amacia e clareia a pele.
-Camomila- adstringente e calmante, bom para feridas e machucados.
-Milefólio- adstringente e secante.
-Cavalinha- contra acne e espinhas.
-Confrei- limpeza profunda e cicatrizante.
-Hortelã- estimulante e enrijecedor da pele.
-Erva doce- remove impurezas e anti-rugas.
-Salsa- poderoso anti-rugas.

Autor: Wellington Lee Schetinger Farmacêutico Fitoterapêuta Acupunturista
www.pirenopolisnatural.com.br

TERAPIAS PARA OS OLHOS AS JANELAS DA ALMA

Atualmente quase dois terços da população mundial precisam usar óculos. As condições de vida que as pessoas estão submetidas, somente auxiliam para a degeneração da visão; a exposição a luzes e ambientes artificiais, reflexos luminosos no asfalto, metal e concreto, poluição, uso excessivo da televisão e computador, tensões e preocupações, alimentação desvitalizante e artificial, e ausência do elemento de cor verde que é relaxante da visão.
A dificuldade na visão reflete diretamente nossa dificuldade de visão interior e o esforço da alma em percorrer os caminhos da luz. Os olhos espelhos da essência desvitalizam-se muito fácil em função dos distúrbios e degenerações do corpo humano. Muitas vezes o uso de óculos não auxilia o processo de recuperação natural proporcionado pela energia vital que sempre tende a curar. Através dos olhos percebemos a existência da luz que permeia todas as coisas, essa mesma luz que compõe a matéria e é manifestação do criador.
Para melhorar o funcionamento dos olhos temos duas terapias, uma a base de ervas medicinais e outra com exercícios para os olhos, baseado no livro Jornadas pelo mundo da cura - Dr. José Maria Campos Ed. Cultrix/Pensamento.
COMPRESSA REGENERADORA DOS OLHOS
*alecrim do campo (flores) 10%
*capim cidreira (folhas) 21%
*embaúba (folhas) 10%
*macela (flores) 21%
*eucalipto (folhas) 21%
*poncã (casca fruto) 7%
*serralha (folhas) 10%
Indicado nas doenças dos olhos, vista cansada, tensa e irritada.

Modo de preparo: secar as folhas e flores, triturar até a forma de pó grosso, misturar na proporção. Dobrar um pano de algodão em três partes e colocar as ervas no meio, envolver em um pano auxiliar tipo toalha de rosto. Colocar em um pirex, verter água fervente até cobrir o pano, aguardar três minutos, torcer bem, retirar do pano auxiliar e aplicar sobre os olhos, cobrir com uma flanela. Permanecer por 30 minutos com a compressa em ambiente calmo de preferência na penumbra. Aplicar uma ou duas vezes por dia durante uma semana ou até um mês.

EXERCÍCIO DE ALONGAMENTO DA MUSCULATURA OCULAR
Alongamento estático: mover os olhos para cima, ao máximo, sem tensiona-los demais, permanecer alguns segundos, em seguida move-los para baixo sem tensionar. Mover agora para a direita e para a esquerda permanecendo alguns segundos nas posições. Repetir a seqüência de 7 a 10 vezes.
Alongamento dinâmico: mover circularmente os olhos para a direita e depois para a esquerda, repetir 10 vezes cada lado.
Piscar: piscar suave e ininterruptamente os olhos por 20 a 30 segundos a seguir mantê-los fechados. Pode ser feito várias vezes ao dia, sempre que lembrar.
Empalmar esfregar as mãos vigorosamente uma na outra e em seguida aplicar sobre os olhos em forma de concha. Permanecer alguns instantes focalizando o escuro.
Olhar para o céu: olhar para o céu claro e não para o sol, por alguns momentos em seguida tampar os olhos com a palma das mãos, permanecer com os olhos fechados por 1 minuto. A seguir abrir os olhos e repetir o exercício por 10 vezes.
Acomodação dinâmica: pegar um objeto pontiagudo tipo lápis e escolher outro mais distante, por exemplo, um quadro ou janela. Com o braço estendido, segurar o lápis tendo o outro objeto a frente. Olhar alternadamente para a ponta do lápis e para o segundo objeto, repetir por 10 vezes. Pode-se variar olhando para a ponta do nariz, para o lápis com o braço estendido e para o segundo objeto. Quando os olhos se cansarem pode-se fazer o exercício de empalmar.
Outro exercício interessante é olhar para o sol da manhã ou tarde por entre folhas de árvores.
Estes exercícios compõe uma série que pode ser praticado a qualquer hora do dia e deve ser realizado todos os dias para prevenção de problemas oculares e também para curar distúrbios da visão. Apenas alguns poucos minutos diários já melhoram a visão.

Wellington Lee Schetinger Farmacêutico Fitoterapêuta Acupunturista
http://www.pirenopolisnatural.com.br/

SUCO DA TERRA (SUCO DE CLOROFILA OU SUCO VERDE)

O Suco da Terra é a forma de assimilação mais importante que conhecemos, sendo considerado o ELIXIR DA LONGA VIDA. Poderá ser usado para prevenção e cura de diversas doenças.
O suco deve ser feito com plantas frescas colhidas na horta ou compradas em feira orgânica.

Após colhidas e lavadas, as verduras e folhas, devem ser batidas no liquidificador até transformarem-se em uma massa. Para coar usa-se um tecido chamado volta ao mundo. Após espremer bem, retira-se o sumo, este deve ser bebido um copo grande de manhã em jejum.

A importância do suco da terra está na semelhança das cadeias moleculares da clorofila vegetal com a hemoglobina do sangue e por isso a sua assimilação pelo organismo se dá por via direta sem desgaste de energia, purificando, rejuvenescendo e curando todas as nossas enfermidades, além de conter a cor verde que é a manifestação da cura em todos os planos de energia.
Este suco não usa água, somente a água estruturada vegetal, repondo todos os nutrientes que nosso corpo necessita, como minerais, vitaminas, enzimas, fito-nutrientes, açúcares e outros.

O segredo está em usar as plantas que dispomos em nosso quintal que são as que com certeza necessitamos para nos curar. Pois a planta que nasce na nossa porta e o remédio que a mãe natureza esta nos doando com amor.

Ingredientes principais:
-Cenoura
-Pepino
-Chuchu
-Abóbora
-Maçã
-Couve
-Salsa
-Hortelã
-Brócolis
-Acelga
-Alface
-Chicória
-Almeirão
-Outros


Autor: Wellington Lee Schetinger Farmacêutico Fitoterapêuta Acupunturista
http://www.pirenopolisnatural.com.br/

LIVRO DAS PREPARAÇÕES


CHÁS: Pode-se preparar por Infusão, Decocção ou maceração.
INFUSÃO: é quando colocamos as ervas em contato com a água fervente. É Indicado para folhas e flores, podendo-se despejar a água fervente sobre as plantas provocando uma escaldação, ou coloca-se as ervas dentre da chaleira quando' esta começar a ferver e desliga-se o fogo. Não se recomenda colocar as ervas na água fria para ir ao fogo pois os princípios ativos volatizam e o chá fica com gosto de lavado; apos 20 minutos de infusão coa-se e o cha esta pronto.
para beber. A quantidade de erva usada será de 3 a 4 punha dos .por-litro de água ou 3.0 a 5.0g por L/d'àgua para ervas verdes e de 1.0 a 3.0g de ervas secas por L/d'àgua.

DECOCÇÃO: As plantas são colocadas na água fria e levadas ao fogo para ferver de 5 a 15 minutos ou mais para em seguida deixar descansar e.beber após coado. É indicado para plantas com partes duras como raízes, cascas, sementes, frutos etc. são plantas que não tem problemas de volatizar os óleos aromáticos e que necessitam ferver para liberar ' seus princípios ativos. A dosagem é 1.O g para cada litro d’água se for em pó seco ou de 3.0 a 5.0g se for planta in natura para cada litro d'àgua, ou ainda 3 a 5 pedaços de 1 palmo mais ou menos p/l L/d 'àgua.
Sendo que para o uso externo prepara-se um chá de até 3 vezes mais forte do que o de uso interno.
Quando preparamos um chá composto que contém raízes, folhas e flores deve-se primeiro preparar a decocção ou fervura das raízes quando a água parou a fervura adiciona-se as folhas e por último entram as flores que são as mais sensíveis. Deixar descansar coar e beber. Nunca deve-se adoçar um chá medicinal com açúcar, seja branco ou mas cavo pois fica o alteradas as propriedades e o organismo não assimilará adequadamente. Somente o chá pulmonar pode' ser adoçado com mel de modo a complementar as propriedades.

A MACERAÇÃO: é uma preparação a frio onde coloca-se a planta indicada de molho na água e deixa-se descansar pode ser 1 hora, 3 ou 4 horas, ou 12 horas até 24 horas.
É indicado para raízes amargas, cascas, folhas sensíveis que soltam as propriedades sem necessitar o aquecimento evitando de perder o medicamento. Usa-se para pétalas de flores, rosas, frutos, de preferência as plantas verdes recém colhidas, machucadas, e adicionadas em água natural, mineral ou filtrada. A dosagem é 0,5 a 1.0g por copo de água ou 1 punhado pequeno por cada copo. Muitas plantas tóxicas necessitam dessa preparação para diminuir a toxidade.

TINTURAS: são extratos de ervas que são preparados usando-se por base o álcool de cereais se for para o uso interno ou álcool comum para o uso externo. Pega-se a planta indicada pode ser folhas, flores, casca ou raízes, pode também ser verde ou seca e coloca-se em um vidro até a borda e em seguida adiciona-se o álcool até cobrir tudo fecha-se com uma tampa hermética para evitar a evaporação do álcool, após 15 dias estará pronto para ser usado, não necessita ser coado permitindo que a extração continue indeterminadamente. Somente coa-se quando for passado a outro recipiente, com conta gotas para ser usado por um paciente. A dosagem para adultos é 15 a 20 gotas e para crianças é 5 a 10 gotas, uma a 3 vezes por dia. É recomendado o uso quando se quer que os seus princípios ativos atinjam o mais rápido possível o órgão afetado, pois a absorção da tintura se dá imediatamente nas mucosas da boca passando à corrente sanguínea. É importante a etiquetação com nome, data e propriedades. Para curtir a tintura pode ser enterrada ou guardada em local escuro e a embalagem deve ser preferencialmente em vidro ambar ou escuro para evitar a ação do sol que desnatura as propriedades vantagem é que se obtém um produto que tem duração indeterminada de muitos anos conservando as propriedades das plantas podendo ser usado para preparações homeopaticas, preparações de pomadas, compressas, cataplasmas e misturado com um óleo aromático para massagens dando maior poder de penetração. Todas as plantas que cultivamos deveriam ter tinturas para que na época que a planta não esteje disponível tenhamos a tintura para I usar.

GARRAFADAS: são técnicas antigas dos raizeiros do interior; consiste em deixar as ervas em maceração em um vinho de boa qualidade, branco ou tinto preferencialmente seco. Usa-se raízes, talos, cascas e também folhas, flores e frutos, sempre bem machucados adicionados dentro da garrafa de vinho. É muito indicado para extração de princípios ativos das plantas do tipo: velame, perdiz, carobinha, quina etc. o tempo de maceração é de no mínimo 1 semana a 15 dias se adicionar mais vinho se a primeira garrafa acabar logo.
As garrafadas mais comuns são depurativa do sangue, abrir o apetite, reumatismo, problemas sexuais, contra anemia' etc. Pode-se fazer garrafadas com conhaque ou pinga. A dosagem da garrafada de vinho é 1 a 2 cálices por dia.

Autor:Wellington Lee Schetinger

Farmacêutico Fitoterapêuta

http://www.pirenopolisnatural.com.br/